Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > II Jornada Latino-americana | Arquitetura e Urbanismo

II Jornada Latino-americana | Arquitetura e Urbanismo

Ensino e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo
publicado: 20/08/2024 16h11, última modificação: 20/08/2024 16h11

As Jornadas Latino-Americanas de Ensino e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (JoLA) foram criadas pelos coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU/UFPB), Profa. Germana Rocha e Prof. Xico Costa, visando ampliar e consolidar as cooperações internacionais do programa, estreitando relações institucionais com universidades e entidades da América Latina. A primeira edição do evento ocorreu entre outubro e novembro de 2023, tendo como convidadas as professoras colombianas Lucía Garzón, da Red PROTERRA, e Caori Patrícia Takeuchi Tam, da Universidad Nacional de Colombia (Bogotá).

A segunda edição do evento JoLA, que ocorrerá entre os dias 02 e 09 de setembro de 2024, tem como objetivo fomentar a reflexão sobre questões que afetam os países latino-americanos e promover uma aproximação entre professores, pesquisadores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa do Chile, da Colômbia, dos EUA e de outras universidades da Região Nordeste, como a UFPE e a UFBA. As atividades compreenderão palestras públicas, o ministério de disciplina temática sobre as questões de sustentabilidade urbana, estudos de campo e atividades integradas entre pesquisadores convidados e os membros de grupos de pesquisa que atuam no programa.

Esta edição iniciará no dia 2 de setembro, com a Aula Magna a ser proferida pela arquiteta Margarita Greene, Professora Titular da Escuela de Arquitectura da Pontificia Universidad Católica de Chile, cujo tema será Sustentabilidad urbana: desde la academia hacia la política pública. A sessão contará com a participação como debatedores de Fernando Lara, Professor Titular da Weitzman School of Design, da Universidade da Pensilvânia, e Lucas Figueiredo, do PPGAU-UFPB. No dia 3, a professora Ingrid Quintana-Guerrero, da Universidad de los Andes, Colômbia, proferirá palestra intitulada Arquitetura na América Latina e discursos de fim de século, tópico de livro de sua autoria. Participarão como debatedores, Mariana Bonates e Carlos Nome, professores do PPGAU-UFPB, respectivamente.

Modelling transport é o título do livro que será lançado no dia 4 de setembro pelo professor Juan de Diós Ortúzar, Professor Titular Honorífico do Departamento de Ingeniería de Transporte y Logística da Pontificia Universidad Católica de Chile, obra de referência para os estudiosos da área de transportes. Contaremos, ainda, com a participação de Maria Leonor Maia, Professora Titular da UFPE, e Isabelle Yrusca, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, da UFPB.

O encerramento será realizado no dia 9 de setembro, com a palestra intitulada História da arquitetura e América Latina: exotismo e identidade, a ser proferida pelo professor Marcio Cotrim, do PPGAU-UFBA. José Carlos Huapaya (PPGAU-UFBA) e Wylnna Vidal (PPGAU-UFPB) atuarão como debatedores. Haverá, ainda, a realização de estudos de campo no centro histórico e no litoral norte da Região Metropolitana de João Pessoa (dia 2 e 5 de setembro, respectivamente) e na Comunidade do Aratu (dia 6 de setembro). Os estudos de campo são organizados por Livia Nóbrega (UFPE e PPGAU-UFPB) e Wylnna Vidal (PPGAU-UFPB) e contam com a condução de Xico Costa, Ana Negrão e Marcele Trigueiro, professores do PPGAU e Adriana Leal, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB.

O evento será realizado no Campus da UFPB e será aberto à participação de interessados. As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio do SIGEVENTOS/UFPB. São oferecidas 40 vagas para os estudos de campo e 100 vagas para as palestras e lançamento de livro. O programa de atividades segue abaixo, com as indicações de local de realização, horário e os respectivos palestrantes.

Cronograma do evento

Email para contato: jola.ppgau@gmail.com

-------------------------------------

Arte e edição: Adriano Fernandes (estagiário 2024.1)