Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina acordo com a Universidade Amílcar Cabral, da Guiné-Bissau
conteúdo

Notícias

UFPB assina acordo com a Universidade Amílcar Cabral, da Guiné-Bissau

Acordo geral foi assinado no dia 10/06
publicado: 11/06/2024 14h08, última modificação: 11/06/2024 14h09

Nesta segunda-feira, 10/06, a UFPB assinou um acordo geral com a Universidade Amílcar Cabra (UAC), da Guiné-Bissau. O acordo prevê a cooperação acadêmica, cientifica e cultural entre as instituições, além do intercambio de alunos, professores e pesquisadores.

Estavam presentes para a assinatura do acordo o Reitor da Universidade Almícar Cabral, Professor Herculano Arlindo Mendes, o Assessor de Relações Internacionais da UAC Alfa Saliu Djaló, o professor Arnaldo Sucuma, que auxilia no processo de internacionalização da universidade, sendo um representante desta no Brasil, além da Prof.ª Ana Berenice Peres Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), e a vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira. 

Também participaram do momento o Pró-reitor de Administração da UFPB, Prof. Cássio Bessarria, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Leonardo Lopes, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, Jorge Fernando Aveiro e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Emanuel Pereira da Silva. 

O Reitor Herculano Arlindo Mendes, que realizou a sua graduação no Brasil a partir do Programa de Estudantes de Convênio de Graduação (PEC-G), contou um pouco da importância do programa e da história dele no país. “É um programa muito importante, foi o primeiro programa assinado entre a República Federativa do Brasil e a República da Guiné-Bissau após o período de independência da Guiné-Bissau (...) É importante não só por questão linguística, mas facilita muito a termos interação, e para além disso, os cursos que são oferecidos no programa são importantes para o desenvolvimento do nosso país (...) O que esperamos é que continue a aumentar o número das pessoas que vão participar”. 

Cabe destacar que é a primeira vez que um reitor da Universidade Almícar Cabral vem ao Brasil, especialmente para assinar múltiplos acordos em diversas universidades brasileiras. A Universidade Almícar Cabral é a única universidade pública da Guiné-Bissau, e conta com duas Faculdades, a Faculdade de Engenharia e Ciências Agrarias e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que juntas comportam um total de 9 cursos de graduação.  

Ademais, além da assinatura do acordo, o Reitor Herculano e a sua comitiva também participaram de um tour pela UFPB, junto a Prof. Ana Berenice Peres Martorelli organizado pela ACI. No tour, a comitiva visitou o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, onde foram recebidos pelos Diretores de Centro, Prof. Rodrigo Freire e Prof. Marcelo Sitcovsky. Além disso, visitou o Centro de Educação, sendo recebida pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, Prof. Jorge Fernando Aveiro, e pelo Vice-Coordenador, Prof. Eduardo Jorge Lopes.

Por fim, o Reitor e sua comitiva prestaram uma visita ao Centro de Tecnologia, e foram recepcionados pelo Prof. Sandro Marden Torres, Presidente da ACI e professor do departamento de engenharia, e pelo Prof. Marçal Rosas Florentino, Vice-Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis. 

Além do acordo geral, a ACI e os departamentos de Pós-Graduação de Educação e Serviço Social, já estão em negociação para a assinatura de acordos específicos com a Universidade de Almícar Cabral, visando o estudo dessas áreas.