Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona estudantes intercambistas de 7 países

UFPB recepciona estudantes intercambistas de 7 países

Acolhida aconteceu na sala de reuniões da Reitoria
publicado: 26/08/2022 14h00, última modificação: 26/08/2022 11h30
Colaboradores: Larissa Guedes

Nesta segunda, dia 22, a Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI-UFPB) recepcionou estudantes internacionais de 7 países que vieram para fazer intercâmbio na UFPB.

Na ocasião, os estudantes foram acolhidos pela equipe da ACI e pelo reitor Valdiney Gouveia, que deu algumas palavras de boas vindas aos estrangeiros. Além disso, Sandro Marden, presidente da ACI, falou um pouco e apresentou de forma geral a universidade e a Paraíba, mostrando algumas fotos dos campi e suas respectivas cidades. Eles também obtiveram orientações gerais sobre o funcionamento da UFPB e sobre as principais informações para o estudante internacional na UFPB.

Ana Luiza Braga, diretora de Mobilidade Acadêmica da ACI, falou do compromisso da universidade em dar todo o apoio aos estudantes internacionais. "Queremos integrá-los, não só entre vocês mesmos, mas com toda nossa comunidade local. Queremos que tenham experiências como 'estudantes locais' e conheçam um pouco da nossa cultura", afirmou a professora.

A ACI indicou alguns estudantes brasileiros da UFPB para acompanhar os estrangeiros e ajudá-los no dia-a-dia. "É um ótimo recurso para que eles tenham apoio social aqui na Paraíba, e não só o nosso suporte institucional", destacou Ana Berenice Martorelli, diretora de Relações Interinstitucionais da ACI. Ademais, os estudantes também terão a oportunidade de realizar um curso de língua portuguesa para iniciantes e cultura brasileira, ofertado pelo Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI-UFPB), em parceria com a ACI.

Ao todo são 11 intercambistas da Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Suécia e Uruguai, sendo 2 da pós-graduação e 9 da graduação, distribuídos entre os cursos de Arquitetura, Relações Internacionais, Música, Psicologia, Administração, Antropologia e Física. Eles se mostraram animados com a oportunidade de estudar na UFPB. E afirmaram estar felizes com a calorosa recepção que vem recebendo da universidade e da comunidade e com o clima da cidade. Dois dos estudantes, Pablo Alves, da Alemanha, e Amanda Almeida, de Portugal, já têm vínculos familiares com o Brasil e têm dupla nacionalidade e terão a oportunidade de exercer esse lado deles.

Após a recepção oficial, os estudantes confraternizaram com um lanche disponibilizado pela equipe da ACI e seguiram para um pequeno tour pelo campus com Larissa Guedes e Thamirys Cavalcante, servidoras da ACI, e Gabrielle Haque, representante discente do Conselho Diretor da ACI. A equipe apresentou circulou pelo campus e apresentou onde fica cada Centro e os principais prédios que eles possam necessitar durante a estadia na UFPB, como a Biblioteca Central, o Centro de Vivências e o Restaurante Universitário.

Texto e edição: Larissa Guedes // Fotos: Larissa Guedes