Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colóquio de Marcelo Chalub Llanco

Colóquio de Marcelo Chalub Llanco

publicado: 26/09/2024 20h03, última modificação: 28/09/2024 14h12

No dia 26 de setembro de 2024, o aluno Marcelo Chalub Llanco, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) apresentou o andamento de sua pesquisa de Mestrado, intitulada "Análise espacial multicritério da mesoacessibilidade: uma abordagem para a melhoria da mobilidade urbana nas imediações de um campus universitário". Além do Professor Dr. Luiz Bueno da Silva, orientador do aluno, participaram da banca avaliadora os Professores Dr. José Augusto Ribeiro da Silveira, do PPGECAM/UFPB, Dra. Jessica Helena de Lima, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Dr. Licínio da Silva Portugal, do Programa de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). A equipe do LAT parabeniza o aluno pela aprovação no colóquio e a seguir são apresentados informações sobre o trabalho e registros da apresentação.

Resumo: A mobilidade urbana é essencial para os transportes nas cidades, mas o uso excessivo e desenvolvimento centrado em automóveis individuais têm gerado consequências negativas, como a hostilidade do ambiente urbano para pedestres e ciclistas, aumento de acidentes, poluição e congestionamento. Nesse contexto, a mesoacessibilidade que conecta diferentes áreas da cidade por transporte coletivo e meios não motorizados, se destaca. A priorização de um sistema de transporte coletivo emerge como solução viável para os problemas gerados pelo uso excessivo de automóveis individuais, não apenas reduzindo a sua dependência, mas também garantindo que todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica, tenham acesso a serviços e oportunidades. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo a verificação da mesoacessibilidade a partir de análise espacial multicritério nas imediações da Universidade Federal da Paraíba. Para investigar esses desafios, foi adotada a metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis), resultando em 876 artigos sobre mesoacessibilidade e mobilidade urbana. Utilizando linguagens de programação Python e HTML, com bibliotecas como Folium, GeoPandas, Branca e Shapely, foi realizado o mapeamento e manipulação de dados geoespaciais. A Análise de Componentes Principais (PCA) foi realizada com Sklearn e Numpy, permitindo aplicar métodos estatísticos multicritérios e verificar a Acessibilidade ao Transporte Público, identificando áreas acessíveis por ônibus e deficiências no serviço. Desta forma, o trabalho visa entender os desafios da mobilidade urbana e da mesoacessibilidade, propondo alternativas para um ambiente acessível e justo, melhorando a qualidade de vida no meio urbano.

Coloquio-Marcelo-26-09-2.jpeg

Coloquio-Marcelo-26-09-3.jpeg