Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Defesa de Mestrado de Mirela Oliveira Medeiros

Defesa de Mestrado de Mirela Oliveira Medeiros

publicado: 23/09/2024 20h32, última modificação: 28/09/2024 14h11

No dia 23 de setembro de 2024, a aluna Mirela Oliveira Medeiros, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) defendeu sua dissertação de Mestrado, intitulada "A relação entre ilhas de calor urbana superficial, ocupação do solo e desconforto térmico: um estudo em João Pessoa". Além do Professor Dr. Luiz Bueno da Silva, orientador da aluna, participaram da banca avaliadora os Professores Dr. Victor Hugo Rabelo Coelho, do PPGECAM/UFPB e Dr. José Francisco de Oliveira Júnior, do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A equipe do LAT parabeniza a aluna pela aprovação e a seguir são apresentados informações sobre o trabalho e registros da defesa.

Resumo: A rápida urbanização e o crescimento populacional trouxeram alterações no uso e cobertura do solo, desencadeadas, principalmente, pelo desmatamento e substituição de áreas verdes por áreas impermeáveis. Nesse cenário, compreender os impactos causados pela urbanização é de grande interesse para a comunidade acadêmica e para os gestores urbanos, contribuindo para o entendimento da dinâmica climática em escala local e para a compreensão de medidas preventivas da formação de ilhas de calor urbano. O presente estudo visa analisar a variabilidade espaço-temporal entre os anos de 2013, 2016, 2019 e 2022 da temperatura de superfície (LST), Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), Índice de Diferença Normalizada para Áreas Construídas (NDBI) e Índice de Construção (BU), bem como a dinâmica local de uso e ocupação do solo, a partir de imagens da série Landsat que cobrem a cidade de João Pessoa, Paraíba. Além disso, foram utilizadas a temperatura do ar (T_ar) e a umidade relativa do ar (UR) provenientes de duas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a fim de analisar o Índice de Desconforto de Thom (IDT). Os resultados comprovam que o desmatamento e a perda de áreas verdes com o crescimento da área urbana contribuem para a aumento térmico e para a consequente formação das ilhas de calor urbano. Tais áreas apresentaram temperatura de superfície próxima dos 40ºC e valores de NDVI entre 0 e 1. A cidade João Pessoa recebeu classificação predominantemente “pouco confortável” ao longo da série histórica, o IDT ficaram acima do limite considerado Parcialmente confortável (24ºC ? IDT ? 26,0ºC) em todos os anos analisados, demonstrando assim que a população da cidade de João Pessoa tem enfrentado condições próximas ao desconforto térmico durante grande parte da série estudada. Tais resultados certificam a demanda por estratégias mitigadoras e preventivas que garantam a saúde e a qualidade de vida da população.

A relação entre ilhas de calor urbana superficial, ocupação do solo e desconforto térmico: um estudo em João Pessoa - Apresentação

Defesa Mirela 23-09-24-3.jpeg

Defesa Mirela 23-09-24-1.jpeg