Notícias
Pesquisadores convidados apresentarão projeto de pesquisa no 10º Encontro Café com Ciência de 2024
Na 10ª edição do Encontro Café com Ciência de 2024, que ocorrerá no dia 5 de novembro, o LAT receberá três convidados que irão apresentar o projeto de pesquisa intitulado "Aspectos dos fatores humanos no trabalho e a neuroergonomia cognitiva nos operadores de centros de operação: estudos multicaso Espanha-Portugal-Brasil":
- Dra. Adriana Nascimento - doutora em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande
- Dra. Ana Almeida - doutora em Ergonomia pela Universidade de Lisboa
- Professor Dr. Miguel Melo - pesquisador em Neurociências na Universidade de Granada ES
O projeto aborda a avaliação dos fatores humanos e aspectos neuroergonômicos cognitivos mediante a aplicação de um aparelho eletroencefalógrafo (EEG) portátil de última geração e de alta inovação tecnológica: o Emotiv 14 canais. Abaixo estão mais informações sobre o projeto e convidamos a todos a participar do Encontro.
Resumo: Com o avanço tecnológico as tarefas realizadas pelo ser humano estão mais complexas e os ambientes de trabalho cada vez mais automatizados. Esta situação resulta no aumento da carga cognitiva e em ambientes mais propícios ao erro. Alguns desses sistemas como de tráfego aéreo podem ser categorizados como críticos e nos quais as falhas podem resultar em perdas econômicas significativas, danos físicos ou ameaças à vida humana. Logo, os operadores desses centros de operação desses sistemas têm em comum uma permanente conjuntura crítica. Ou seja, eles têm de realizar as operações mobilizando conhecimentos e raciocínios para os quais receberam um treinamento, que sob o ponto de vista das normas vigentes são adequados, entretanto, há alguns fatores humanos no trabalho que precisam ser aperfeiçoados, pois ainda existem acidentes e incidentes, ocasionados principalmente por fadiga mental, falta de concentração, atenção e aspectos cognitivos. Este projeto de pesquisa tem como finalidade avaliar os fatores humanos e aspectos neuroergonômicos cognitivos mediante a aplicação de aparelhos de EEG portátil de última geração e de alta inovação tecnológica, o Emotiv 14 canais. As medições foram realizadas Granada, Lisboa e Porto. Serão realizadas comparações com os resultados de uma pesquisa realizada nos operadores no Brasil e Espanha. Como benefício ressalta-se a melhoria do planejamento estratégico das Empresas de energia elétrica e de controle de tráfego aéreo do Brasil, Portugal e Espanha, fornecendo dados para uma melhor adequação dessas atividades dos operadores desses Centros de Operação e Controle, contribuindo para uma diminuição dos erros de operação e aumento da produtividade.