Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Escola de Governo oferta curso sobre gestão orçamentária e financeira para servidores públicos

publicado: 21/05/2024 17h55, última modificação: 21/05/2024 23h02
Inscrições vão até o dia 23 de junho

Foto: senvipetro/Freepik

A Escola de Governo está ofertando, gratuitamente, o curso ‘Praticando a gestão de Orçamento e finanças: Acompanhamento e avaliação’. O curso está com inscrições abertas e possui uma carga horária de 25 horas, que poderá ser utilizada para progressão por capacitação por agentes públicos federais, estaduais e municipais, inclusive os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O público alvo da formação são servidores que atuam ou tenham interesse em atuar em áreas responsáveis pelo acompanhamento e pela avaliação do orçamento público, e o pré-requisito desejável para participação é conhecimento básico no tema.

O curso visa a capacitação na atuação, de forma transparente, na prestação de contas de gastos públicos, com a iniciativa de esclarecimento ao realizar o acompanhamento da execução orçamentária financeira no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), análise do impacto da programação e a reprogramação orçamentárias, compreensão sobre a importância da transparência relacionada ao orçamento público, debate a respeito dos instrumento de Gestão Fiscal, Análise das formas de prestação de contas das informações orçamentárias e financeiras.

A formação é ofertada na modalidade remota, ou seja, acontecerá em um sala de aula virtual, por meio do aplicativo Zoom, das 9h às 12h, do dia 03 a 10 de julho. Estão sendo disponibilizadas 35 vagas, com inscrições online feitas por meio do acesso Gov, que vão até o dia 23 de junho. Outra turma está prevista para ser aberta em agosto, cujas inscrições se iniciam em 22 de junho até o dia 28 de julho.

As aulas do curso serão teóricas, com atividades práticas geralmente realizadas em grupos, que exigirão atuação ativa dos participantes, não sendo disponibilizado acesso às gravações das aulas. Os materiais de estudo poderão ser acessados em uma sala virtual do Google salas. Para os participantes adquirirem o certificado, é necessário o cumprimento de 80% da carga horária.

De acordo com a Diretora da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a servidora Maryana Scoralick, a formação ofertada, por se tratar de um tema transversal sobre a Administração Pública, é um exemplo de curso cuja carga horária pode ser aproveitada por qualquer servidor técnico-administrativo da UFPB, independentemente de sua lotação e nível de classificação do cargo, para cômputo na progressão por qualificação. A diretora destaca também que informações mais detalhadas sobre esse tipo de progressão estão disponíveis no site da Progep, no menu "Progressões".

Esclarecimento de dúvidas sobre a inscrição podem ser solicitados pelo e-mail cse@enap.gov.br, e informações adicionais sobre as aulas estão disponíveis na página do curso.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Vinícius Vieira