Notícias
CEAR/UFPB é premiado em ranking nacional de inovação
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), foi premiada, no dia 17 de outubro, na 9ª edição do Ranking 100 Open Startups, plataforma de inovação aberta que conecta empresas a startups e universidades.
O evento, ocorrido no Rio de Janeiro, premiou as 100 startups e 100 corporações que mais se destacaram no setor de inovação aberta no ciclo 2024. O CEAR/UFPB foi reconhecido na categoria TOP Ecossistemas Regionais, que contempla Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, e foi o único representante paraibano do gênero agraciado.
O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, participou da cerimônia de premiação e subiu ao palco, representando as instituições de ensino superior homenageadas, junto com os reitores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e do Paraná, professor Germano Rigacci Júnior e irmão Rogério Renato Mateucci, respectivamente. Ele agradeceu a oportunidade, em nome da UFPB, de participar do evento e apresentou algumas iniciativas em prol da inovação realizadas na Universidade.
"Nosso foco na Universidade Federal da Paraíba tem sido o investimento em inovação, especialmente com o apoio às empresas juniores e startups. O CEAR, que está sendo premiado hoje, trabalha em parceria com grandes empresas, como a Huawei, no desenvolvimento de energias renováveis, principalmente na área fotovoltaica, criando, por exemplo, placas inteligentes para otimizar o aproveitamento da energia solar. Nossa preocupação é não apenas com a criação de patentes, mas com a transformação dessas patentes em resultados práticos para a sociedade e em recursos para a Universidade”, afirmou o Reitor.
Na avaliação do diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, figurar entre os grandes destaques do Ranking 100 Open Startups 2024 é um reconhecimento importante do trabalho que vem sendo desenvolvido no Centro e corrobora o status do CEAR como uma das entidades que mais contribuem para a prática de Open Innovation (inovação aberta) no Brasil.
Sobre o Ranking 100 Open Startups
A Open Startups é a principal plataforma de open innovation da América Latina e é a maior e principal fonte de dados sobre esta prática – que se caracteriza pelo incentivo à colaboração de agentes externos com uma empresa, como startups, universidades, entre outros – da região.
O Ranking homônimo é publicado desde 2016, reconhecendo as startups que se relacionam com corporações e, na outra ponta, as corporações que se relacionam com startups. Além disso, a premiação tem como objetivo fomentar e medir a evolução de open innovation no Brasil e na América Latina. Assim, o ranking evidencia as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes nesta prática, possibilitando novas oportunidades de negócios.