Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 20 bolsas para projetos de extensão na Escola Técnica de Saúde

UFPB oferece 20 bolsas para projetos de extensão na Escola Técnica de Saúde

publicado: 24/07/2022 08h27, última modificação: 24/07/2022 08h27
Propostas devem ser submetidas até a próxima segunda-feira (25), pelo Sigaa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), oferece 20 bolsas para projetos de extensão a serem desenvolvidos na Escola Técnica de Saúde (ETS), vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I, em João Pessoa, no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) Tec - Edição 2022/2023. As propostas devem ser submetidas até a próxima segunda-feira (25), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Segundo o edital, estão aptos para submeter propostas os servidores docentes e técnico-administrativos de Nível Superior da UFPB que prestem serviços diretamente na ETS e que estejam em efetivo exercício. Não poderá participar da seleção aqueles que, na qualidade de coordenadores de projetos de extensão com bolsa no ano de 2021, não tenham submetido resumos à 22ª edição do Encontro de Extensão (Enex) da UFPB.

Cada coordenador, nesta Edição 2022/2023 do Probex Tec, poderá submeter apenas um projeto. A ação deverá contemplar uma das oito áreas da extensão da UFPB: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia e produção. O proponente também deverá informar a que diretriz ou diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) o projeto é relacionado.

As propostas que se encontrarem com status “Submetida” serão distribuídas automaticamente para avaliação. Cada uma delas terá três notas determinadas por diferentes avaliadores, considerando os critérios de “caracterização da ação como de extensão”, “relevância social” e “viabilidade de execução e sustentabilidade”

A nota final de cada proposta será a média aritmética das três avaliações. Serão classificados os que atingirem pontuação mínima de 7,0, de um máximo de 10,0. A nota final poderá ser fracionada em até três casas decimais. A partir da classificação, serão atribuídas as bolsas de extensão, até atingir o quantitativo máximo de 20, para esta seleção.

Os projetos terão vigência de 1º de setembro deste ano a 31 de agosto de 2023, com duração de 12 meses e carga horária total de 960 horas anuais. As bolsas, destinadas a estudantes de graduação, terão valor mensal de R$ 400. Elas somente serão pagas àqueles com plano de trabalho cujo status esteja “Ativo” no Sigaa, até o dia 15 de setembro.

“Este é um edital da Escola Técnica de Saúde (ETS), com recursos próprios da unidade de ensino e que é registrado na Pró-reitoria de Extensão (Proex) para fins de certificação, dentre outras questões”, explica Profa. Berla Moraes, Pró-reitora de Extensão da UFPB.

De acordo com Thiago Cavalcanti, coordenador de programas de ação comunitária da Proex, este é o décimo edital dedicado à extensão da UFPB, neste ano. Juntos, concederam 884 bolsas, distribuídas para 816 projetos. No total, o investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões.

“Nesse montante, estão inclusos R$ 60 mil que custearão, em vez de bolsas de extensão, 14 projetos de empresas juniores. Este edital da ETS provavelmente é o último de 2022. Neste momento, estamos mobilizados para a execução dos mais de 800 projetos de extensão da UFPB”, afirma.

O resultado do processo seletivo da Edição 2022/2023 do Probex Tec, após recursos, será divulgado em 10 de agosto, no site da Proex. As disposições preliminares, cronograma completo, regras e documentação para submissão dos projetos e cargas horárias a serem cumpridas devem ser consultados no edital.

Do mesmo modo, os critérios e procedimentos para seleção dos alunos bolsistas e voluntários, atribuições e obrigatoriedades dos coordenadores, bolsistas, voluntários, docentes e técnicos colaboradores e dos chefes de departamento/chefias imediatas, certificação, publicidade das ações de extensão, disposições gerais e demais informações.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins