Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB reabre Clínicas-Escolas de Odontologia após investimento de R$ 270 mil em reformas

publicado: 27/06/2022 17h11, última modificação: 27/06/2022 17h15
Interessados em buscar atendimento devem solicitar o agendamento pelo serviço de triagem, por meio de aplicativo

Foto: Elidiane Poquiviqui

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabriu, nesta segunda-feira (27), duas Clínicas-Escolas de Odontologia dos Departamentos de Odontologia Restauradora (DOR) e de Clínica e Odontologia Social (DCOS), após a realização de reformas que representaram um investimento de R$ 270.217,42. Vinculadas ao Centro de Ciências da Saúde, no Campus I, em João Pessoa, as clínicas têm capacidade para atendimento a cerca de 40 pacientes por dia, nos 20 consultórios que integram os dois espaços.

A inauguração contou com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, do Vice-diretor do CCS, Prof. Fabiano Gonzaga, do Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Dr. Marcelo Tissiani, além da equipe que coordena as clínicas, como a Profa. Andrea Gadelha Ribeiro Targino, Coordenadora do Curso de Odontologia, Profa. Andrea Sarmento Queiroga, Chefe do Departamento de Clínica e Odontologia Social, Ângelo Melo, Chefe do Departamento de Odontologia Restauradora, entre outros professores e servidores.

Segundo o Reitor Valdiney Gouveia, equipar esse espaço com infraestrutura assegura o cumprimento das normas de biossegurança, oferecendo aos estudantes, técnicos e professores melhores condições de trabalho, de estudo, pesquisa e extensão. Outras duas clínicas de odontologia ainda estão em fase de reforma. “Isso é parte de uma obra que se estenderá na conclusão de outras clínicas de odontologia, de tal modo que o curso possa estar, efetivamente, em condições de oferecer o melhor para os nossos corpos técnico, discente e docente”, afirmou o Reitor.

Prof. Fabiano Gonzaga, Vice-diretor do CCS, no exercício da Direção, disse que se sente contemplado com a reforma, também, enquanto professor do Curso de Odontologia. “Com a pandemia, todas as normas de atendimento da odontologia, em questões de biossegurança, foram alteradas, por isso tivermos que readequar todas as clínicas em termos de infraestrutura. Com o apoio da Reitoria, felizmente, concluímos essa primeira etapa, e o CCS fica feliz por mais um curso estar se adequando às novas normas”, disse o docente.

Conforme a Superintendência de Infraestrutura da UFPB, a reforma incluiu serviços de instalação de divisórias de gesso, pintura, instalação de piso em granilite, instalação de bancadas, portas, louças e torneiras, instalações elétricas, hidrossanitárias e de ar comprimido.

Nas clínicas, são oferecidos serviços nas áreas de dentística, endodontia, prótese, cirurgia, odontopediatria, dentística restaurativa, dentre outros. Além de atendimento à população, as clínicas são importantes para o aprendizado dos alunos da Universidade.

De acordo com a Profa. Andrea Sarmento Queiroga, Chefe do Departamento de Clínica e Odontologia Social, as melhorias estruturais garantiram mais conforto e privacidade ao atendimento dos pacientes, melhorando as condições de biossegurança por meio do distanciamento entre os consultórios e assegurando um atendimento mais humanizado.

“São nas instalações dessas duas clínicas onde a gente oferta a maior quantidade de componentes curriculares, em que o aluno precisa realizar atendimento aos pacientes. Então, grande parte do curso funciona nas dependências dessas duas clínicas”, explicou a Profa. Andrea Sarmento Queiroga.

Já a Profa. Andrea Gadelha Ribeiro Targino, Coordenadora do Curso de Odontologia, destacou que as clínicas são espaços de ensino, de pesquisa e de extensão, corroborando com o êxito da excelência do curso de Odontologia. Ela aproveitou a oportunidade de externar seu desejo de, em breve, participar da reinauguração das duas outras clínicas, “para que a gente possa ter um curso que possa fluir, primando pelo nosso processo ensino-aprendizagem, que é o desejo dos nossos professores, alunos, técnicos e, sobretudo, da comunidade assistida por esta Instituição”.

Para buscar atendimento, os interessados podem solicitar o agendamento por meio do serviço de triagem, pelo aplicativo Triagem Odonto/UFPB, para atendimento a partir de 15 de agosto, quando tem início o semestre letivo 2022.1.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Elidiane Poquiviqui/Aline Lins