Notícias
UFPB recebe visita da nova cônsul-geral da China no Recife
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, na tarde desta terça-feira (25), a visita da cônsul-geral da China no Recife, Lan Heping. Acompanhada do vice-cônsul He Youngwei, a representante do país asiático foi recebida no Gabinete da Reitoria, no campus de João Pessoa, pela Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, pelas Pró-reitoras de Graduação e de Gestão de Pessoas, professoras Silvana Maciel e Rita de Cássia Pereira, respectivamente, e pelo presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), professor Sandro Marden.
O objetivo da visita foi apresentar as atividades desenvolvidas na Universidade em parceria com a China, uma vez que esta é uma das primeiras visitas de Lan Heping à Paraíba após ter assumido a titularidade do consulado, em fevereiro deste ano. O órgão representativo do Estado chinês no Recife tem jurisdição sobre os oito estados do Nordeste.
Durante a recepção à cônsul, a Vice-reitora parabenizou Lan Heping por ter assumido recentemente o importante cargo e expressou, em nome da UFPB, satisfação em recebê-la na Instituição. Em sua fala, a Profa. Liana Filgueira também reconheceu a importância dos responsáveis, na Universidade, pelas ações desenvolvidas em colaboração com a China.
“Quero agradecer a todos os profissionais da UFPB, por todo esse trabalho que vocês têm feito, levando o nome da Universidade Federal da Paraíba para o outro lado do mundo, literalmente. A confluência entre as relações Brasil e China também passa por vocês”, afirmou a Vice-reitora Liana Filgueira.
Entre os projetos apresentados à cônsul-geral está o da usina-escola da UFPB, instalada na unidade de Mangabeira em parceria com a empresa Huawei, e o de ensino gratuito de mandarim. Os cursos do idioma são ofertados remotamente à comunidade acadêmica da UFPB e ao público externo por meio da ACI e do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB (InELC), em associação com a Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL, na sigla em inglês). De acordo com a agência, já foram oferecidas 34 turmas online, beneficiando mais de 1.100 pessoas.
Além disso, a UFPB mantém, desde 2022, acordo com outra instituição de ensino superior chinesa, a Universidade de Liaoning (LNU). A cooperação envolve áreas consideradas de interesse mútuo entre as universidades, com destaque para pesquisas em direito tributário e energias renováveis desenvolvidas pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB e pela Faculdade de Direito da LNU.
A cônsul-geral mostrou o seu apreço pelos projetos de cooperação acadêmica e científica entre os dois países com iniciativa da UFPB e colocou o consulado à disposição para novas realizações, especialmente no âmbito cultural, como um Festival de Cinema, ainda sem data definida, para celebrar os 50 anos das relações diplomáticas sino-brasileiras.
“É a minha primeira vez na UFPB. É uma universidade linda, que me deixou uma ótima impressão. Ao longo dos anos a UFPB lidera, entre outras universidades, a cooperação com a China. Esses convênios contribuem não só para o intercâmbio educacional, mas também fortalecem os laços diplomáticos entre nossas nações”, afirmou Lan Heping.
O presidente da ACI, professor Sandro Marden, também espera que novos projetos surjam a partir do apoio do consulado.
“Nossa universidade tem uma diversidade de cursos e grupos de pesquisa. Existem várias outras áreas que ainda não formaram parceria com universidades chinesas, mas que têm grande potencial de produzir conhecimento de alto nível a partir dessas colaborações. Seria uma grande satisfação poder explorar essas possibilidades com a ajuda do consulado”, afirmou o professor Sandro Marden.
Participaram também da recepção à cônsul-geral o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), professor Euler Macedo, e os docentes Gustavo Batista, Fernando Ferreira Maia e Hirdan Costa, representando os grupos Dom Quixote e de pesquisa sobre estudos tributários, que fazem parte da pós-graduação do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB.
Além deles, o evento contou com a presença do servidor Caio Martino, da ACI, da discente Geilza Carla, simbolizando os estudantes de mandarim da Universidade, e do procurador educacional institucional da UFPB, professor Jailson Ribeiro de Oliveira.